Informativo Faculdade Arnaldo

Monday, September 26, 2005

Administração ambiental: mercado é promissor para o profissional preparado

Júnia Leticia

A mesa redonda promovida pela Faculdade de Administração Ambiental no 1o Ciclo de Formação Empresarial teve como palestrante o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Shelley de Souza Carneiro. Do debate “A atuação do administrador na gestão sócio-ambiental das empresas e das organizações públicas e privadas” participaram José Otávio Andrade Franco, chefe de Recursos Humanos da Belgo Bekaert Arames S.A.; Irany Braga, assessora de Meio Ambiente da Mineração Morro Velho Ltda.; e Ronaldo Simões, responsável pela coordenadoria de gestão em Minas Gerais de Furnas Centrais Elétricas.

Para o secretário Shelley de Souza Carneiro, o tema debatido é de fundamental importância, pois atualmente o problema ambiental está muito restrito às cadeiras de Engenharia, Direito e Biologia, muito especificamente no caso florestal. “Ainda não vi grandes oportunidades para a discussão do tema na área de administração. Entretanto, hoje vejo que, com o aumento das discussões, esse mercado vai se abrir para o administrador, pois as áreas de planejamento e gestão passam a ter grande importância”, destacou.

Outro ponto lembrado por Carneiro refere-se à visão abrangente do mercado, necessária ao administrador ambiental. Para isso, o profissional tem de se especializar, ser flexível para acompanhar o processo de constante mutação que ocorre no mundo e ter uma perspetiva inovadora de relacionamentos e de trabalho, para atuar em grandes grupos multidisciplinares, que têm de se interagir em torno de um só objetivo: a ecologia. “Acredito que o profissional que tiver essas características, criará um nicho muito importante para o administrador ambiental”, disse. Para ele, a Faculdade Arnaldo, com sua estrutura e história em Minas, também pode abrir campo para esse profissional. “O Ciclo de Formação Empresarial é um exemplo disso”, completou.

A vontade de vencer também foi ressaltada como primordial para o futuro administrador ambiental. “A garra é o principal item para o sucesso no trabalho. Quem não tem vontade, não vai ter a motivação necessária para enfrentar a alta competitividade dos mercados nacional e internacional. É esse novo profissional quem vai abrir espaço na parte de planejamento, gestão e administração, para atender às necessidades da empresa na qual estiver atuando”, disse Carneiro.

Quanto à qualificação, além das matérias básicas do curso, Carneiro aponta que o administrador ambiental tem de ter uma visão bem abrangente de negociação compartimentada. “Vi um curso em Boston, de três anos, voltado para especializar pessoas em negociação. Esse é o grande boom do mundo, que não se faz hoje com idéias de general, mas negociando-se com a sociedade e com as diferenças. O grande crescimento da sociedade está nas diferenças e, para administrá-las, o profissional tem de desenvolver uma formação maior na parte de negociação, de compartilhamento de idéias e de estratégia. É necessário uma base que dê a ele visão do todo. Não basta ser especialista, simplesmente, mas sim ter uma compreensão grande das interações com todos os extratos da sociedade, para que possam ser obtidos grandes resultados dentro desse processo”, destacou o secretário.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home