Informativo Faculdade Arnaldo

Monday, September 26, 2005

Minicursos enriquecem formação de estudantes de Administração

Júnia Leticia

Para ampliar as discussões das principais estratégias de gestão aplicadas às organizações públicas e privadas, o 1o Ciclo de Formação Empresarial ofereceu, durante três dias, minicursos de qualificação em Administração, com temas relacionados ao Marketing e à Gestão Ambiental. No primeiro dia, os estudantes das duas habilitações puderam escolher entre dez opções de cursos. O segundo dia foi dedicado exclusivamente à habilitação em Marketing e o terceiro à Gestão Ambiental. Todas as atividades foram ministrados por profissionais com ampla formação e reconhecidos no mercado de trabalho.

Professor de Comunicação e Expressão Empresarial no 1o período de Administração com habilitação em Marketing e Ambiental e doutorando em Letras pela UFMG, Adail Rodrigues Júnior ministrou “Identidade, discurso e comunicação oral”, um dos temas de interesse de todos os administradores. “O tema foi abordado por meio de um enfoque transdisciplinar. O empresário ou profissional da área de gestão de negócios deve conhecer todo o discurso da empresa na qual atua, para representá-la nas suas manifestações sociais”, disse o professor. A aluna Marisa Ferreira da Costa, do 2­­o período de Administração Ambiental, optou pelo curso por conhecer e apreciar o trabalho do professor. “Além disso, o minicurso relacionou-se com o meu objetivo profissional, pois informou como deve ser o discurso e o comportamento em uma empresa, tanto na posição de proprietário quanto na de funcionário”, comentou.

“Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho” também foi outro assunto que mereceu um minicurso de interesse geral. Ele foi coordenado por Lecy Rodrigues Moreira, mestre em Educação Tecnológica (Cefet/MG), psicóloga e consultora organizacional na Griphos Consultoria. Na oportunidade, os estudantes puderam participar de dinâmicas em grupo e partilhar algumas de suas limitações, potencialidades e descobrir caminhos para saná-las ou adequá-las ao ambiente em que estarão inseridos. “O tema é atual e exigido pelo mercado de trabalho. O ser criativo, estar de bem com a vida, tomar decisões com certa rapidez e ser capaz de lidar com pressões exige, por parte desses futuros profissionais, um conhecimento de si”, disse a psicóloga.

Segundo ela, as dinâmicas em grupo apontaram alguns fenômenos típicos do caminhar em direção a esse conhecimento: falhas na comunicação, a importância de trabalhar em equipe (e com o diverso) e a necessidade de trabalhar a auto-estima e as potencialidades individuais como diferencial na resolução de problemas. Para o estudante André Guedes, do 3o período de Administração Ambiental, foi importante participar do minicurso “para saber um pouco do conceito da qualidade de vida e maneiras para se melhorá-la”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home