Informativo Faculdade Arnaldo

Monday, September 26, 2005

Líder Táxi Aéreo, ALE Combustíveis, Água de Cheiro e Telemig Celular apresentam cases de sucesso

Júnia Leticia

Um dos eventos que encerraram o 1o Ciclo de Formação Empresarial da Faculdade Arnaldo foi a mesa redonda com o tema “Análises de cases de gestão mercadológica de empresas atuantes em diferentes segmentos de negócios”. O evento teve a participação da gerente de marketing da Líder Táxi Aéreo, Paula Simões; do gerente de comunicação da Telemig Celular, Carlos Eduardo Scappini; do gerente de marketing do Grupo Água de Cheiro, Gustavo Jabrazi; do diretor da Randrade Propaganda e Marketing, Ronald Andrade; e do diretor de marketing da ALE Combustíveis, Vinícius Antunes.

O objetivo do seminário foi mostrar estratégias e ações de marketing desenvolvidas pelas empresas, em sintonia com os segmentos de mercado que elas atuam. Algumas das ferramentas de marketing apresentadas por Paula Simões foram o jornal bimestral direcionado aos funcionários, o Fale Conosco (call center), o boletim Diário de Bordo, o case Clube do Assinante (que objetiva o incremento do relacionamento entre a Líder Táxi Aéreo, as demais empresas do grupo e os pilotos e co-pilotos ativos da aviação executiva), além de políticas de apoio à cultura.

Na ALE Combustíveis, algumas das propostas são a adoção de cartões de relacionamento (enviados em datas comemorativas), placas para celebrar o primeiro ano de revenda do posto e encontros com revendedores para confraternização e troca de informações estratégicas. Há também a central de atendimento (acompanhamento do pós-venda), concurso do posto mais bonito do Brasil e promoções para os filhos dos proprietários de veículos (futuros motoristas), como o Pascoale – coelhinho da Páscoa adquirido nos postos. A ALE participa, ainda, de campanhas sociais, como o Natal sem Fome.

Carlos Eduardo Scappini apresentou cases que objetivam a aproximação da Telemig Celular com o público jovem. Para isso, citou como palavras-chave interatividade, ação e nonsense (que não faz sentido). Ele ressaltou que, para a obtenção de melhores resultados nas campanhas, continuidade e consistência são fundamentais para ajudar na construção da marca. “Com isso, os brindes da Telemig Celular tornaram-se objetos de desejo, o que chamamos de Elipsemania”, disse. Alguns dos cases da Elipsemania são os filmes de 20 segundos que promovem a interação com o público jovem, como o “Siga a elipse”, que contabilizou 600 milhões de votos para a escolha do final do filme. O vencedor, filme “Festa”, foi ao ar. Já o menos votado, “Piscina”, pôde ser visto no site. Outros dois foram para a campanha do Dia dos Namorados e para o Pop Rock, que, por meio do telefone, realizou perguntas sobre rock para que os jovens concorressem a 500 ingressos. Para esta campanha, foram enviadas 6 milhões de mensagens.

Já Gustavo Jabrazzi, da Água de Cheiro, falou sobre a reavaliação de cases na empresa. “Percebemos que a logomarca e as lojas estavam ultrapassadas. Sendo assim, houve um rejuvenescimento da marca. O slogan, que antes era ‘Emoção à flor da pele’, depois ‘Um novo conceito, uma nova emoção’, hoje é ‘O seu planeta água’. Procuramos, também, formas de transformar o público jovem em uma excelente oportunidade de negócio. Para isso, foram lançadas as linhas ‘Click girl’ (maquiagem para adolescentes) e ‘Click up collection’(colônias)”, contou. Todos os processos de mudança na empresa foram resultado de pesquisas de opinião, realizadas constantemente com o público.

Para finalizar, o diretor da Randrade Propaganda e Marketing, Ronald Andrade, abordou a qualificação profissional. Com a experiência de 43 anos na área de marketing, ele enfatizou que o mercado necessita de pessoas muito informadas, não só no segmento. “Hoje, a palavra ‘marketing’ é muito mal usada, porque além de uma técnica, é necessário ter-se uma vivência comercial grande. Além disso, no marketing não se pode ter uma regra muito fixa. O profissional tem de se adaptar ao produto ou serviço que tem à mão”, destacou.

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