Informativo Faculdade Arnaldo

Monday, September 26, 2005

Professores e alunos ressaltam a importância dos trabalhos

Júnia Leticia

O professor Rodrigo César Silva, que ministra Projetos Práticos no 1o período da habilitação em Marketing, salienta que a disciplina é um elo entre a teoria e a prática. “No desenvolvimento do ‘Diagnóstico de marketing para a Global Shop’, os estudantes estão realizando, primeiramente, uma coleta de dados sobre a empresa, por meio de informações apresentadas pelos proprietários (que estiveram na Faculdade) e sobre o mercado, por intermédio de entrevistas com consumidores de bicicletas. A partir daí, iniciarão um processo de análise para elaboração de estratégias e de um plano de ação”, explicou.

Segundo o professor, a Global Shop foi escolhida por sua representatividade no segmento. Outro fator foi a facilidade de acesso a seus proprietários e gerentes. A meta é que no final do semestre os alunos tenham aprendido a desenvolver estratégias bem elaboradas e coerentes, a partir de um diagnóstico realizado por eles. “Fazer um Projeto de Marketing para uma empresa real é gratificante para os alunos. É um importante passo para o mercado de trabalho”, destaca o professor. Para o estudante Jonicelio Ribeiro Dias, que atua como gerente comercial da Dog’s Shop, a disciplina torna mais produtivo o aprendizado. “A participação de empresários nos Projetos Práticos, aliada à experiência do professor, possibilita-nos o contato com a vivência empresarial, assimilando da melhor forma os conhecimentos”, disse.

Na Administração Ambiental, a professora Sinara Chenna é responsável por ministrar Projetos Práticos nos 1o e 4o períodos. Ela diz que a disciplina “fundamenta-se no desenvolvimento de habilidades dos alunos para que, em sua vida profissional, estejam capacitados a integrar equipes de planejamento e proposição de ações para viabilização de uma meta ou solução de um problema concreto na área ambiental.” A professora explica ainda que, por meio da disciplina, os alunos acompanham a implementação de um projeto, desde sua fase inicial, com levantamento de dados, elaboração de diagnóstico, identificação de necessidades, estudo de alternativas, benefícios e custos, até a proposição de metas e ferramentas de avaliação. “São desenvolvidas habilidades de pesquisa, estratégias de implementação e análise com a respectiva sistematização na forma de relatórios”, explica.

Atualmente, os alunos do 1o período de Ambiental estão elaborando a primeira fase do projeto prático de manejo de bacias hidrográficas, que consiste na elaboração do diagnóstico sócio-ambiental do município de Rio Acima. No 2o período, os alunos aprofundarão nas questões mais específicas em relação à bacia hidrográfica do Córrego Cortesia, inteiramente inserido no território de Rio Acima. Para o estudante Ézio Eustáquio Ferreira, do 4o período de Ambiental, esse e outros trabalhos desenvolvidos na disciplina são de fundamental importância para a formação, pois “são uma oportunidade de aplicar em algo de resultado aquilo que está sendo exercitado em termos de gerenciamento e administração”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home